A qualidade de vida no trabalho é um conceito cada vez mais popular nos últimos tempos e essencial para garantir bons resultados e produtividade na organização.
Conhecido como QVT, este índice de satisfação do colaborador no trabalho enfrenta desafios no país. Algumas estatísticas:

– 9 em cada 10 brasileiros apresentam sintomas de ansiedade segundo pesquisa realizada pela representante brasileira do International Stress Management Association;
– 54% dos brasileiros estão satisfeitos com seus trabalhos, segundo pesquisa índice de qualidade de vida no trabalho da Sodexo.
sses são dados preocupantes. Afinal, a saúde tanto dos gestores quanto profissionais de RH é um fator decisivo para que eles consigam se dedicar totalmente à execução de suas tarefas, além de ajudarem a promover um bom clima organizacional.
Porém, infelizmente ainda é comum o acúmulo de funções e rotina sobrecarregada, com longas jornadas tanto para colaboradores quanto para a área de recursos humanos.
Como mudar esse quadro? No artigo de hoje, você vai ver:
- Os benefícios do índice de qualidade no trabalho;
- 5 dicas essenciais para você conseguir melhorar a qualidade de vida no ambiente.
Qualidade de vida no trabalho! Vantagens da qualidade de vida na empresa
As vantagens para as empresas que adotam o conceito, assim como a cultura de qualidade de vida no trabalho, são inúmeras.
A produtividade, a atenção e a motivação aumentam. É possível melhorar o ambiente organizacional e diminuir também as despesas relacionadas a tratamentos de saúde. Isso sem contar na queda das taxas de rotatividade e aumento da retenção de talentos.
E os profissionais também têm muitos benefícios: reconhecimento pelo trabalho, ambiente de trabalho saudável e inspirador, tempo gasto com qualidade, maior foco em atividades físicas, mais criatividade, acesso a benefícios que melhoram o bem-estar, etc.
Qualidade de vida no trabalho! 5 maneiras para você alcançar o bem-estar na sua empresa
1. Qualidade de vida no trabalho! Organize as atividades diárias
Saber o que precisa ser feito durante o dia vai ajudar a distribuir melhor o tempo e a entender quais tarefas devem ser priorizadas. Para isso, use uma agenda (que pode ser de papel ou eletrônica) para listar não só as atividades, como também o tempo estimado de conclusão.
Separe uma parte do dia para cuidar apenas de tarefas mais burocráticas (como a folha de pagamento), e outras para organizar o processo de recrutamento e seleção.
Assim, você vai ter uma visão bem completa das suas obrigações e vai conseguir entregar resultados sem que isso afete a sua saúde mental.
2. Qualidade de vida no trabalho! Defina prazos para as tarefas
Algumas obrigações não têm exatamente uma data definida, mas devem ser concluídas.
O problema é que, quando não conseguimos enxergar um prazo para essa entrega, tendemos a adiar a realização — o que pode trazer várias consequências negativas.
Determine prazos para todas as tarefas e distribua as etapas para a sua conclusão dentro desse período, como pequenas metas.
A organização das avaliações de desempenho, por ser um trabalho mais longo, pode ser dividida em pequenas partes com prazos pré-estipulados, por exemplo.
3. Qualidade de vida no trabalho! Foque no bom clima organizacional
Certifique-se de sempre ter uma equipe unida, que tenha prazer em alcançar objetivos comuns. Uma maneira de conseguir isso é por meio de metas claras e atingíveis.
Outro ponto importante para alcançar um excelente clima organizacional é focar em dinâmicas que melhorem os relacionamentos interpessoais entre gestores e colaboradores.
Além disso, é sempre essencial dar feedback sobre os resultados de iniciativas e projetos em andamento, bem como reconhecer o desempenho daqueles que se destacam.
4. Mantenha a disciplina e o foco
O volume enorme de informações com o qual lidamos diariamente pode trazer um problema grave: a falta de disciplina e foco. Outros fatores contribuem para a procrastinação, como uma pausa para o café muito longa e o uso excessivo das redes sociais.
O setor de Recursos Humanos, por lidar diretamente com pessoas, não só conhece o impacto desse problema, como também é afetado por ele.
Procure estabelecer intervalos bem definidos para descanso. Fazer pausas é muito importante para respirar e retomar o raciocínio com mais clareza.
Porém, paradas em excesso podem prejudicar a conclusão das tarefas e, por consequência, a qualidade de vida no trabalho.
5. Faça uso da tecnologia para ajudar na produtividade
A tecnologia trouxe várias ferramentas capazes de otimizar a sua rotina de trabalho e simplificar serviços burocráticos que tomavam um tempo precioso.
Há uma série de aplicativos que ajudam a gerenciar as tarefas e a agilizar processos.
Para os profissionais de RH, sistemas de recrutamento e seleção são aliados para agilizar etapas por meio da digitalização desse processo.
Assim, a divulgação das vagas se torna mais efetiva, os gestores e os candidatos ficam mais engajados, entre outras vantagens.
O uso de soluções tecnológicas em grandes empresas para melhorar a gestão de RH tem o potencial de aumentar tanto a produtividade quanto a qualidade de vida no trabalho.
Com isso, os profissionais podem ser liberados para atuarem em atividades mais estratégicas, sem sobrecarga de responsabilidades.